A terapia de canal radicular é feita para remover os nervos e tecidos de dentro do dente quando afetados por bactérias que podem causar a necrose do tecido , ou quando necessita da terapia por motivo de restruturação do dente. O dentista ao realizar a limpeza, preencherá o sistema de canais dentro do dente, mantendo a estrutura dentária da raiz e da coroa dentária, sem necessitar de realizar a extração do elemento.
Os outros motivos dos quais os pacientes podem precisar da terapia de canal são devido ao traumatismo ou inflamação no dente natural. A terapia de canal radicular é a melhor maneira de manter a estrutura de um dente natural e remover a dor.
A terapia de canal radicular pode evitar a necessidade de extração de dente, que é irreversível e requer restaurações como pontes, dentaduras ou implantes dentários para manter a função e a aparência do sorriso. É mais benéfico manter o dente natural sempre que possível.
Por último, quando os dentes são extraídos, se eles não forem corrigidos imediatamente, os dentes existentes podem se deslocar e resultar em uma má oclusão, preocupações com a ATM e problemas estéticos.