ORTODONTIA

A ortodontia é área da qual são realizadas as movimentações dentárias sendo necessário o uso de aparelho dentário com o objetivo de realinhar os dentes e coordenar o desenvolvimento ósseo.

Cada paciente tem indicação específica de aparelho dentário. Por exemplo, é selecionado o aparelho que melhor se adequa ao caso concreto, podendo ser fixo ou móvel, de acordo com a idade do paciente. Sendo o aparelho móvel mais utilizado na primeira fase da infância, quando desejamos desenvolver a estrutura óssea e dentária, a qual não esta sendo desenvolvida corretamente, seja por diversos motivos, como por exemplo, não ter o estimulo de crescimento ósseo. Sendo assim, a ortodontia tem como primordial estimular o crescimento da face para acomodação correta dos dentes.

Na segunda fase da infância podemos optar pelo aparelho fixo, e esse há diversas opções, como o estético e não estético, auto ligado, transparente e o convencional. A função desses aparelhos é corrigir os elementos dentário sem influenciar no desenvolvimento facial.

Além dos tipos de aparelhos mencionados acima, temos o Invisaling que é uma tecnologia de aparelho removível que faz as movimentações através de placas, as quais devem ser trocadas em um intervalo de tempo determinado.

Portanto, concluímos que se houver a necessidade do uso de aparelho, devemos diagnosticar e acompanhar desde cedo para que o paciente obtenha sucesso no tratamento.